quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Mito e moda - uma ligação de transmissão



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Joseph Campbell (1904-1987) foi uma das maiores autoridades no campo da mitologia. Ele acreditava que os mitos são chaves para nossa mais profunda força espiritual, a força capaz de nos levar ao maravilhamento, à iluminação e até ao êxtase. Observe abaixo uma de suas frases marcantes.

“ Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estarmos vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser e da nossa realidade mais íntima, de modo que realmente sintamos o enlevo de estarmos vivos...”

Assim como nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tem ressonância no nosso interior.
O vestuário também tem a mesma ressonância, sejam nas formas, nas cores, na coerência visual, ou em outros parâmetros que complementam um look.
A moda não representa apenas um corpo vestido. Sempre há por traz uma história, um desejo, um sentimento, uma mensagem. A moda nos da a oportunidade de traduzir essa identidade no aspecto visual e vice-versa. Serve definitivamente como meio de comunicação com a sociedade, o mundo, assim como também com o nosso próprio ego. Definindo então a nossa própria identidade ou, aquela ao qual gostaríamos de atribuir.

4 comentários:

  1. Minha linda..Não tens ideia da minha satisfação ver o teu crescimento profissional e o teu amor por esta profissão!! Tá lindo o blog..Sucesso!!!

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  2. Poxa que bonito bia. Gostei do link que você fez entre moda e espiritualidade. Mas eu também vejo a moda criando o movimento oposto. Identificando o ser com a imagem projetada e assim matando o ser interior e a experiencia de estar vivo, neh?

    Beijos!

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  3. Uma coisa interessante o seu ponto de vista Rodrigo. Eu concordo que por vezes a moda pode trazer esse tipo de conscequência. Atualmente muitas pessoas são movidas pela massa, isso pode ocasionar talvez a perda de uma identidade pessoal. Mas o trabalho difícil da moda é, no caso, analisar esse aspecto negativo e buscar características pessoais do seu público alvo e através disso acentuá-las visualmente, sem que perca-se uma identidade. É como o que eu acredito, as vezes é necessário analisar o ponto negativo para atribuir o positivo.
    Inclusive atualmente, parte da sociedade tem buscado mais informação a respeito do produto que está comprando. Não digo que ainda não existem marcas que buscam ditar a moda. Mas, já existem aquelas que buscam trabalhar além do que um corpo unicamente vestido e sim com que se pode transmitir com aquilo.

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