quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Mito e moda - uma ligação de transmissão



Obs: favor respeitar os direitos autorais



Joseph Campbell (1904-1987) foi uma das maiores autoridades no campo da mitologia. Ele acreditava que os mitos são chaves para nossa mais profunda força espiritual, a força capaz de nos levar ao maravilhamento, à iluminação e até ao êxtase. Observe abaixo uma de suas frases marcantes.

“ Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estarmos vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser e da nossa realidade mais íntima, de modo que realmente sintamos o enlevo de estarmos vivos...”

Assim como nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tem ressonância no nosso interior.
O vestuário também tem a mesma ressonância, sejam nas formas, nas cores, na coerência visual, ou em outros parâmetros que complementam um look.
A moda não representa apenas um corpo vestido. Sempre há por traz uma história, um desejo, um sentimento, uma mensagem. A moda nos da a oportunidade de traduzir essa identidade no aspecto visual e vice-versa. Serve definitivamente como meio de comunicação com a sociedade, o mundo, assim como também com o nosso próprio ego. Definindo então a nossa própria identidade ou, aquela ao qual gostaríamos de atribuir.